sábado, 16 de março de 2013

A fascinante busca por vida fora da Terra

Autor: Vinícius Romani
Fonte: Revista Os caminhos da Terra, nº 10, p. 45-55
Mensagem principal: Encontrar planetas telúricos em outros sistemas solares com capacidade de hospedar vida.

RESUMO

Os astrônomos procuram planetas telúricos semelhantes ao nosso em outros sistemas solares em busca de vida sendo que planetas gasosos já foram encontrados orbitando em torno de outras estrelas. A missão Corot busca indícios de vida fora da Terra e quem sabe sinais de vida extraterrestre inteligente. A Agência Espacial Européia (ESA) planeja para 2014 o lançamento da missão Darwin para estudos sobre a presença de atividade biológica nos planetas achados pelo Corot. A Nasa planeja enviar duas missões com objetivos semilares: a Kepler e a Terrestrial Planet Finder.
Química misteriosa: Ao procurar vida fora da Terra a grande dificuldade encontrada pelos cientistas é definir o que seja vida, pois só conhecem um tipo, a terrestre. A definição mais adotada é de que a vida é um sistema químico capaz de evoluir usando o processo de seleção natural, com transmissão de características aos seus descendentes, neste conceito estão implícitas atividades como metabolismo e reprodução. Se este for o conceito, a vida no universo só pode se desenvolver a partir de moléculas de carbono, visto que são elas que formam as cadeias de aminoácidos que formam em última análise o DNA, que armazena o código genético das espécies.
Explosão de vigor: O átomo base para o desenvolvimento da vida seria o carbono por se ligar com todos os átomos que cruzam seu caminho além de ser um dos elementos mais abundantes do universo. Para completar a receita seria necessário a presença de água por ser um solvente perfeito além do hidrogênio e o oxigênio serem encontrados em toda parte. Além disso, os planetas candidatos teriam que se situar em zonas de temperatura que atendam a seguinte exigência, nem muito próximo da estrela fazendo evaporar a água, nem muito longe fazendo congelá-la.
Digital luminosa: A existência de vida pode ser inferida pelo tipo de luz que o planeta emite, visto que as substâncias orgânicas emitem um tipo de luz com freqüência especial, se for encontrado um planeta na zona habitável que emitam freqüências luminosas compatíveis com a presença de substâncias como água, gás carbônico, ozônio e enxofre, é possível que possua vida.
Há evidências de que a vida é um subproduto das estrelas, já que nos últimos anos os astrônomos têm coletado largas moléculas de aminoácidos, a matéria orgânica que compõe os seres vivos, sobre os meteoros ou na poeira cósmica interestelar.
Somos marcianos?: As pesquisas especulam sobre a origem da vida em outro planeta, o candidato mais provável é Marte, pois acredita-se que há 5 bilhões de anos ele se encontrava na zona habitável porque o Sol era uma estrela jovem que emitia mais luz e calor, os indícios são de que a vida foi trazida de Marte por uma chuva de meteoros. 
Existem três candidatos a hospedar vida em nosso sistema solar: Marte, Titã, a lua de Saturno e Europa, uma lua de Júpiter por conterem condições como atmosfera e gelo.
Ets inteligentes: A Nasa atualmente está direcionando suas pesquisas a procura de vida simples como microrganismos unicelulares desagradando os cientistas do programa SETI que procuram vida inteligente, a medida é para conter os enormes gastos sendo o programa SETI de pequena possibilidade de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário