segunda-feira, 18 de março de 2013

Geografizando o jornal e outros cotidianos: Práticas em geografia para além do livro didático.

Autor: Nestor André Kaercher.
Fonte: Ensino da Geografia: Práticas e textualizações no cotidiano. Editora Mediação. Porto Alegre, 2000, p. 134-169.
Mensagem Principal: Mostrar que outros materiais, como por exemplo, o jornal pode auxiliar o professor na elaboração de uma aula mais interessante para o aluno ao perceber o espaço geográfico no seu cotidiano.

RESUMO

O texto busca mostrar o cotidiano, a atualidade e importância da geografia, através de questões que podem ser obtidas em jornais e que podem contribuir para a percepção do espaço no dia-a-dia. Retrata questões tratadas pelos professores tratadas em sala de aula. Muitos destes pensam que dar aula é apenas seguir o livro didático, o que não é verdade, pois várias atividades podem ser construídas em conjunto com os alunos, através de exemplos do cotidiano muitos assuntos  podem ser mais bem entendidos pelos alunos. O professor pode inovar e questionar junto com o aluno questões que são impostas a nós como verdades, como notícias veiculadas em jornais, revistas, televisão entre outros para que juntos construam mais conhecimento. O autor apresenta alguns passos metodológicos que podem auxiliar professores nas atividades em sala de aula:  1) Ouvir os alunos, 2) Sistematizar no quadro e no caderno as suas discussões; 3) Criar polemicas e duvidas sobre o que diz e o que se ouve;  4) Sistematizar no quadro e no caderno essas novas “descobertas”; 5) Produzir surpresas.
É necessário que o professor estimule o aluno para a aprendizagem, provocando-o com questões novas e fazendo questionamentos sobre os fatos da realidade, para que esse fique curioso e desperte o interesse. Deve questionar o porquê das coisas, para que nas entrelinhas os alunos percebam que nem tudo que parece é mesmo verdade, que quase sempre há interesses econômicos por detrás de discursos de ordem. Enfim, as reportagens de jornais podem levar à discussões de inúmeras questões. Um exemplo citado pelo autor é a questão das terras no Pará. Esta questão traz uma serie de pontos que podem ser debatidos em sala de aula, como por exemplo: diferentes grupos que vivem nestas terras, o MST, fazendeiro e agricultores, subsistências, especulação financeira, queimadas, diversidade, problemas ambientais, indígenas entre outros. As praticas e experiências do autor são apresentadas no texto, mostrando as varias possibilidades para o estudo do espaço geográfico e para a produção e não reprodução de informações. Através de atividades como, pesquisa de preços dos produtos alimentícios pelos alunos, pode-se discutir a inflação, o salário mínimo, fome, desemprego, lucros dos vendedores, entre outros. Para o estudo das mudanças do espaço geográfico, das tradições, da natureza, dos meios de transporte e comunicação entre outras mudanças acontecem no decorrer do tempo, pode-se sugerir aos alunos pesquisas com pessoas idosas, a fim de comparar os dados com os atuais. Enfim, varias atividades podem ser realizadas em sala de aula com auxilio de outros materiais que não seja o livro didático, pois atividades praticas só vem acrescentar a aprendizagem dos alunos e a construção de conhecimentos pelos mesmos, assim como o interesse pelas aulas tornará muito mais divertido aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário