segunda-feira, 18 de março de 2013

Projeções Cartográficas


Autor: Paulo Araújo Duarte
Fonte: Fundamentos de Cartografia. Editora da UFSC. Fpolis 2002. Pág. 83 a 114.
Mensagem principal: Existem diversos tipos de projeções cartográficas, cada qual possuindo determinadas características que fazem com que os mapas estejam certos e errados ao mesmo tempo, assim cada tipo de projeção cartográfica atenderá a determinadas finalidades ou efeitos que se pretende alcançar no desenho dos mapas.

RESUMO

     Com o passar do tempo surgiu a necessidade de obter resultados cartográficos com o maior rigor científico possível, tendo-se duas formas principais de representar a superfície terrestre: globos e mapas, sendo o globo o modo mais fiel de representar a. Terra por ter o formato original. Os globos e mapas apresentam algumas vantagens e desvantagens que justificam o seu uso:
- o globo não permite uma visão de toda a superfície terrestre ao mesmo tempo enquanto o mapa permite.
- o globo permite gerar e escolher qualquer ponto como centro, o que não se pode fazer com os mapas, pois estes são fixos.
- os globos apresentam grande dificuldade de manuseio como obter cópias, medidas e transportes, os mapas não.
- os globos têm seu custo mais elevado em comparação aos mapas.
- os globos pra que fiquem num tamanho razoável precisam representar a terra num tamanho muito pequeno o que leva a generalização.
Definição de projeção cartográfica: Traçado sistemático de linhas numa superfície plana, destinado à representação de paralelos de latitude e meridianos de longitude da terra ou parte dela. Pode ser construído mediante cálculo analítico, ou traçado geometricamente. Frequentemente referido como projeção, o termo completo é aconselhado, a não ser que o contexto indique claramente o significado (Oliveira 1983).
Uma projeção cartográfica é a base para construção de mapas, pois ela se constitui numa rede de paralelos e meridianos, sobre a qual os mapas poderão ser desenhados. No entanto, os modos de obtenção desta malha de linhas são os mais diversos, cada qual gerando certas distorções e evitando outras.
Existem diversos tipos de projeções pressionando a Terra sobre um plano partindo o globo em vários lugares, tais como:
- Projeção de Mercator: provoca grandes deformações superficiais nas altas latitudes;
- Projeção eqüidistante;
- Projeção circunscrita na figura de um cubo;
- Projeção cilíndrica equivalente: provoca grandes deformações nas altas latitudes além de achatar as regiões polares;
- Projeção senoidal: procura manter as dimensões superficiais reais, deformando a fisionomia;
- Projeção borboleta: a referência da preferência aos continentes interrompendo as massas de água;
- Projeção homalográfica de Mollweide: procura manter as superfícies em verdadeira grandeza, alterando a fisionomia das regiões.
Nenhum mapa é perfeito, todos eles possuem determinadas propriedades que fazem com que se conheça conforme o tipo de projeção, as deformações ocorridas.
As projeções da rede geográfica são feitas em três tipos de superfície: cilindro, cone e plano, sendo a projeção dos paralelos e meridianos feita na parte interna do cilindro, do cone ou diretamente na superfície plana. Quando a superfície terrestre é desenhada em projeções cartográficas diferentes, assume as características do sistema adotado, apresentando deformações em alguns pontos e mantendo-se fiel em outros.
Então um mapa nunca será em sua totalidade, a representação perfeita da superfície terrestre.
Algumas propriedades são importantes na confecção dos mapas:
- manter inalteradas as grandezas dos ângulos, neste caso as projeções são denominadas Conformes.
- conservar a relação entre as áreas da superfície terrestre com as representadas no mapa, neste caso a projeção é denominada de Equivalente.
- conservar inalterada a relação entre os comprimentos medidos e certas direções, esta propriedade é denominada Eqüidistância.
Portanto, equivalência, conformidade e eqüidistância são propriedades gerais das projeções cartográficas, as quais podem ser obtidas variando-se o tipo e a posição da superfície de projeção (plano, cone ou cilindro).
Ainda existe o sistema UTM (Universal Transversa de Mercator) que na verdade não é uma projeção cartográfica, mas um sistema baseado na Projeção tranversa de Mercator, a finalidade era determinar as coordenadas retangulares nos mapas militares de grande escala.

2 comentários: