sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Natal, A festa do nascimento do Sol

Autor: Ronaldo Rogério de Freitas Mourão

Fonte: Explicando a Astronomia e o Poder Religioso: a influência dos astros e fenômenos cósmicos sobre as religiões e a fé, Rio de Janeiro, Editora Tecnoprint 1987, p. 67-91

Mensagem principal: Estabelecer a real data do nascimento de Cristo com base em fatos históricos e fenômenos astronômicos para explicar a natureza do corpo celeste descrito pelo Reis Magos.

RESUMO

Embora comemoremos o dia 25 de dezembro como o nascimento de Cristo, este nasceu em outra data e isto se baseia no mistério maior que é a estrela de Belém, para alguns autores ela teria sido um mero sinal divino cientificamente inexplicável, já para alguns astrônomos, dentre eles Kepler o fenômeno luminoso que apareceu na época do nascimento de Jesus teria sido um evento astronômico transitório.
Para conduzir a data mais provável do nascimento de Cristo, os historiadores procuram utilizar-se de fatos históricos bem conhecidos, assim como de fenômenos astronômicos que deve também explicar a natureza da visão observada pelos três Reis Magos.
Tudo começou em 525dC quando Dionísio fixou o nascimento de Cristo em 25 de dezembro do ano 754 ab urbe condita (depois da fundação de Roma), a origem do nosso atual calendário, efetuando um erro de pelo menos 5 anos por não considerar o ano zero nem o reinado de Augusto de 4 anos.
Por outro lado, com o auxílio de acontecimentos históricos podemos precisar o nascimento de Jesus. Segundo São Mateus Cristo nasceu no reinado de Herodes que morreu 4aC, baseado num eclipse da Lua. Outro fato é o massacre dos inocentes, quando Heródes mandou matar as crianças com menos de dois anos, logo Jesus tinha menos de dois anos. Outra referência é o recenseamento realizado pelo Imperador augusto, se levar em conta que foi a contagem da população ocorreu entre 7 ou 6aC, já se for cens (imposto), deve ter ocorrido entre 5 ou 4aC. Por tanto chega-se a conclusão que Jesus nasceu entre 7 e 5aC. O Natal em 25 de dezembro começou a ser celebrado em 336dC, dia da festa pagã que comemorava o retorno do Sol para o hemisfério norte e a igreja decidiu transformar numa festa cristã.
Se aceitarmos que o nascimento de Cristo ocorreu em fins de agosto, a visita dos Reis Magos deve ter ocorrido no início do mês de setembro, o que, aliás, coincide melhor com a idéia de que a estrela de Belém tenha sido a conjunção tríplice de Saturno e Júpiter ocorrida em 7aC. Assim a primeira conjunção visível em maio teria sido o sinal que os Reis Magos a se afastarem em direção a Jerusalém, onde devem ter chegado no início de setembro.
A Estrela de Belém - A primeira hipótese é que a estrela de Belém fosse um cometa, contra a idéia estava o sacerdote Guilherme D` Auvergene bispo de Paris. O astrônomo francês R. Lutz propôs que fosse uma estrela milagrosa e não um cometa.
Em 11 de setembro de 1572, o astrônomo Tycho-Brahe, descobriu uma brilhante estrela próxima ao zênite, na constelação de Cassiopéia, sendo lançada várias hipóteses como o sinal da vinda de um novo Cristo, o nascimento do Anticristo, bem como o prenúncio do fim do mundo. Hoje sabe-se que as estrelas novas brilham intensamente, em virtude de sua aparição brusca, são chamadas de nova, vocábulo errado pois ela já existia antes da explosão que a tornou visível.
Os Reis Magos e sua Astronomia - Os Magos eram sacerdotes-astrônomos de uma das seis tribos que segundo Heródoto constituíam o povo Meda. Depois da ascensão de Zoroastro, que viveu no século VII aC, os magos se tornaram os sacerdotes da religião zoroástrica. Os magos adoravam o Sol, a Lua e os planetas e lhes atribuíam poderes.
O Zoroastro acredita na existência de duas forças dualistas, o bem e o mal, bem como na criação sucessiva da Terra, colocando no final da criação o homem. Os magos eram originários da tribo Meda onde os homens mais importantes desempenhavam funções sacerdotais, sendo a astrologia uma de suas principais funções.
Sabe-se pela Bíblia que moravam no Oriente e considerando a importância astrológica da conjunção tríplice de Saturno e Júpiter, é muito possível que esse fenômeno constituía a chamada estrela de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário