segunda-feira, 18 de março de 2013

Cartografia na Escola: Cartografia e novas tecnologias

Autora: Tânia Maria Sausen
Fonte: Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ce/pgm5.htm - acessado em 08/07/2004.
Mensagem Principal: A cartografia e as novas tecnologias podem auxiliar professores e alunos nos estudos geográficos e ambientais tornando o processo de ensino-aprendizagem mais interessante ao trabalhar determinados assuntos do espaço geográfico do aluno.

RESUMO

Atualmente as avançadas tecnologias tomaram a cartografia digital em um instrumento valioso nos estudos geográficos e ambientais. Hoje é possível adquirir imagens por meio de aparelhos chamados de sensores remotos. Estes aparelhos permitem obter à distância as informações sobre um alvo qualquer.  Os primeiros sensores remotos desenvolvidos foram as câmeras fotográficas. Hoje os sensores são colocados a bordo de aeronaves gerando a fotografia aérea. O primeiro satélite de sensoriamento remoto foi construído pelos nortes americanos e lançado em junho de 1972, com o nome de LANDSAT. Atualmente há vários satélites de sensoriamento remoto, inclusive o Brasil, conjuntamente com a china em 2000 desenvolveu e lançou um satélite. As qualidades da imagem dos sensores remotos estão se aproximando da fotografia aérea. Várias pesquisas e grandes progressos acontecem na área do meio ambiente através do uso dos satélites de sensoriamento remoto, pois através desta tecnologia pode-se atualizar a cartografia existente, desenvolver mapas, monitorar desastres ambientais e desmatamentos, realizar estudos sobre correntes oceânicas, preservação, impactos, agricultura, entre outros. O sensoriamento remoto também pode ser usado como material didático em sala de aula trabalhando sobre determinados assuntos do espaço geográficos do aluno: aspectos físicos, humanos, econômicos, distribuição do espaço, uso do solo, inundações, preservação e caracterização dessas áreas correlacionando os aspectos físicos com os humanos. Nos últimos tempos também a multimídia está sendo um meio usado para a transmissão de informações. Muitas pesquisas ainda estão sendo feitas a sim de desenvolver aplicações específicas de multimídia no ensino. Alguns jogos de computador podem ser usados para o ensino da geografia. Um destes dava pistas para que o usuário localizasse a personagem, além disso, deveria responder questões sobre capitais de vários países, para vencer, o jogador teria que conhecer várias capitais. Num destes jogos como o Sim City, o jogador lida ao mesmo tempo com a vista área da cidade e com mapas, permitindo assim a compreensão de múltiplos pontos de vista da cidade.  Há outro, o Sim Earth que simula diferentes aspectos de um planeta e mostra que vida, clima, atmosfera e outros elementos compõem um sistema onde a alteração de um elemento pode afetar todos os outros. Enfim, com o auxílio da informática nossas possibilidades de ensino da geografia e outras disciplinas surgem. O uso de jogos é interessante e pode ser explorado em sala de aula, pois desperta maior interesse nos alunos. Embora a internet brasileira seja ainda carente de sites específicos, a utilização dos recursos já existentes abre caminhos para a reflexão, análise e desenvolvimento de aplicações adequadas à realidade e necessidade dos alunos e professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário