Autora: Tânia Maria Sausen
Fonte: Disponível
em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ce/pgm5.htm
- acessado em 08/07/2004.
Mensagem
Principal: A cartografia e as novas tecnologias podem auxiliar professores e
alunos nos estudos geográficos e ambientais tornando o processo de
ensino-aprendizagem mais interessante ao trabalhar determinados assuntos do
espaço geográfico do aluno.
RESUMO
Atualmente
as avançadas tecnologias tomaram a cartografia digital em um instrumento
valioso nos estudos geográficos e ambientais. Hoje é possível adquirir imagens
por meio de aparelhos chamados de sensores remotos. Estes aparelhos permitem
obter à distância as informações sobre um alvo qualquer. Os primeiros sensores remotos desenvolvidos
foram as câmeras fotográficas. Hoje os sensores são colocados a bordo de
aeronaves gerando a fotografia aérea. O primeiro satélite de sensoriamento
remoto foi construído pelos nortes americanos e lançado em junho de 1972, com o
nome de LANDSAT. Atualmente há vários satélites de sensoriamento remoto,
inclusive o Brasil, conjuntamente com a china em 2000 desenvolveu e lançou um
satélite. As qualidades da imagem dos sensores remotos estão se aproximando da fotografia
aérea. Várias pesquisas e grandes progressos acontecem na área do meio ambiente
através do uso dos satélites de sensoriamento remoto, pois através desta
tecnologia pode-se atualizar a cartografia existente, desenvolver mapas,
monitorar desastres ambientais e desmatamentos, realizar estudos sobre
correntes oceânicas, preservação, impactos, agricultura, entre outros. O
sensoriamento remoto também pode ser usado como material didático em sala de
aula trabalhando sobre determinados assuntos do espaço geográficos do aluno:
aspectos físicos, humanos, econômicos, distribuição do espaço, uso do solo,
inundações, preservação e caracterização dessas áreas correlacionando os
aspectos físicos com os humanos. Nos últimos tempos também a multimídia está
sendo um meio usado para a transmissão de informações. Muitas pesquisas ainda
estão sendo feitas a sim de desenvolver aplicações específicas de multimídia no
ensino. Alguns jogos de computador podem ser usados para o ensino da geografia.
Um destes dava pistas para que o usuário localizasse a personagem, além disso,
deveria responder questões sobre capitais de vários países, para vencer, o
jogador teria que conhecer várias capitais. Num destes jogos como o Sim City, o
jogador lida ao mesmo tempo com a vista área da cidade e com mapas, permitindo
assim a compreensão de múltiplos pontos de vista da cidade. Há outro, o Sim Earth que simula diferentes
aspectos de um planeta e mostra que vida, clima, atmosfera e outros elementos
compõem um sistema onde a alteração de um elemento pode afetar todos os outros.
Enfim, com o auxílio da informática nossas possibilidades de ensino da
geografia e outras disciplinas surgem. O uso de jogos é interessante e pode ser
explorado em sala de aula, pois desperta maior interesse nos alunos. Embora a
internet brasileira seja ainda carente de sites específicos, a utilização dos
recursos já existentes abre caminhos para a reflexão, análise e desenvolvimento
de aplicações adequadas à realidade e necessidade dos alunos e professores.
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