Autor: Nestor André
Kaercher.
Fonte: Ensino da Geografia:
Práticas e textualizações no cotidiano. Editora Mediação. Porto Alegre, 2000,
p. 134-169.
Mensagem
Principal: Mostrar que outros materiais, como por exemplo, o jornal pode
auxiliar o professor na elaboração de uma aula mais interessante para o aluno
ao perceber o espaço geográfico no seu cotidiano.
RESUMO
O texto busca mostrar o
cotidiano, a atualidade e importância da geografia, através de questões que
podem ser obtidas em jornais e que podem contribuir para a percepção do espaço
no dia-a-dia. Retrata questões tratadas pelos professores tratadas em sala de
aula. Muitos destes pensam que dar aula é apenas seguir o livro didático, o que
não é verdade, pois várias atividades podem ser construídas em conjunto com os
alunos, através de exemplos do cotidiano muitos assuntos podem ser mais bem entendidos pelos alunos. O
professor pode inovar e questionar junto com o aluno questões que são impostas
a nós como verdades, como notícias veiculadas em jornais, revistas, televisão
entre outros para que juntos construam mais conhecimento. O autor apresenta
alguns passos metodológicos que podem auxiliar professores nas atividades em
sala de aula: 1) Ouvir os alunos, 2) Sistematizar
no quadro e no caderno as suas discussões; 3) Criar polemicas e duvidas sobre o
que diz e o que se ouve; 4) Sistematizar
no quadro e no caderno essas novas “descobertas”; 5) Produzir surpresas.
É necessário que o professor
estimule o aluno para a aprendizagem, provocando-o com questões novas e fazendo
questionamentos sobre os fatos da realidade, para que esse fique curioso e
desperte o interesse. Deve questionar o porquê das coisas, para que nas
entrelinhas os alunos percebam que nem tudo que parece é mesmo verdade, que
quase sempre há interesses econômicos por detrás de discursos de ordem. Enfim,
as reportagens de jornais podem levar à discussões de inúmeras questões. Um
exemplo citado pelo autor é a questão das terras no Pará. Esta questão traz uma
serie de pontos que podem ser debatidos em sala de aula, como por exemplo:
diferentes grupos que vivem nestas terras, o MST, fazendeiro e agricultores,
subsistências, especulação financeira, queimadas, diversidade, problemas
ambientais, indígenas entre outros. As praticas e experiências do autor são apresentadas
no texto, mostrando as varias possibilidades para o estudo do espaço geográfico
e para a produção e não reprodução de informações. Através de atividades como,
pesquisa de preços dos produtos alimentícios pelos alunos, pode-se discutir a
inflação, o salário mínimo, fome, desemprego, lucros dos vendedores, entre outros.
Para o estudo das mudanças do espaço geográfico, das tradições, da natureza,
dos meios de transporte e comunicação entre outras mudanças acontecem no
decorrer do tempo, pode-se sugerir aos alunos pesquisas com pessoas idosas, a
fim de comparar os dados com os atuais. Enfim, varias atividades podem ser
realizadas em sala de aula com auxilio de outros materiais que não seja o livro
didático, pois atividades praticas só vem acrescentar a aprendizagem dos alunos
e a construção de conhecimentos pelos mesmos, assim como o interesse pelas
aulas tornará muito mais divertido aprender.
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