sábado, 25 de outubro de 2014

MONTE RORAIMA

O Monte Roraima é uma montanha localizada na América do Sul, na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Constitui um tepui, um tipo de monte em formato de mesa bastante característico do Planalto das Guianas. Delimitado por falésias de cerca de 1.000 metros de altura, seu platô apresenta um ambiente totalmente diferente da floresta tropical e da savana que se estende a seus pés. Assim, o alto índice pluviométrico promoveu a formação de pseudocarstes e de numerosas cavernas, além do processo de lixiviação do solo. A flora adaptou-se a essas condições climáticas e geológicas com um elevado grau de endemismo, onde encontram-se diversas espécies de plantas carnívoras – que retiram dos insetos capturados os nutrientes que faltam no solo. A fauna também é marcada por um acentuado endemismo, especialmente entre répteis e anfíbios. Esse ambiente é protegido no território venezuelano pelo Parque Nacional Canaima e no território brasileiro pelo Parque Nacional do Monte Roraima. Seu ponto culminante eleva-se no extremo sul, no estado venezuelano de Bolívar, a 2810 metros de altitude. O segundo ponto mais alto, com 2772 metros, localiza-se ao norte do platô, em território guianense, próximo ao marco de fronteira entre os três países.



O monte Roraima está localizado no norte da América do Sul, na porção leste do Planalto das Guianas, mais precisamente na Serra de Pacaraíma, na região do planalto coberto pela Gran Sabana. Divide-se entre três países: Brasil a leste (5% de sua área), Guiana ao norte (10%) e Venezuela ao sul e oeste (85%). Administrativamente, é parte do estado brasileiro de Roraima (localizado na cidade de Uiramutã), da região de guianense (conselho de vizinhança de Mazaruni/Lower Berbice Essequibo) e do estado venezuelano de Bolívar (município de Gran Sabana). A parte venezuelana do monte está inserida no Parque Nacional Canaima e a brasileira no Parque Nacional do Monte Roraima. Outros tepuis ao redor do monte Roraima: tepui Kukenán a oeste, tepui Yuruaní a noroeste e tepui Wei-Assipu a leste. Apesar de estar localizado numa região remota da América do Sul, o acesso ao monte Roraima é relativamente fácil pelo lado venezuelano. Isso ocorre pela proximidade com uma rota internacional – composta pela Autopista 10 na Venezuela e pela Rodovia BR-174 no Brasil – que liga a cidade venezuelana de Carúpano, na costa do Caribe, à cidade brasileira de Cáceres, na divisa com a Bolívia. Essa rota passa a oeste do monte Roraima, cruzando a Gran Sabana, e serve muitas vilas e aldeias. Porém, tanto pelo lado brasileiro quanto pelo lado guianense, a região é totalmente isolada e pouco povoada, acessível apenas por vários dias de caminhada pela floresta ou por pequenas pistas de pouso locais.

Fonte: pt.wikipedia.org. Acesso em 25/10/2014

2 comentários:

  1. Bom dia professor...

    Sou o professor Marcus Matozo, e estou organizando um evento pela internet sobre Geografia fora de sala de aula, e vendo seu blog, pensei em convidá-lo a participar também.

    O evento basicamente sera assim: os palestrantes me enviarão um vídeo de 10 a 15 minutos contando uma experiência que fizeram fora de sala de aula com os alunos, comentando a importância desse momento, por que é necessário levar o aluno ao campo e quais benefícios essa metodologia trás para os alunos.

    O evento será gratuito, aqueles que fizeram inscrição antecipada poderão assistir aos videos sem custo algum, naquele horário previsto. Para quem quiser ter acesso ao vídeo fora desse horário, ou seja, depois da transmissão no horário previsto, terá que comprá-lo e a verba alcançada destinaremos para uma instituição de caridade ou para algum projeto de relevância social (estamos fazendo levantamentos ainda, caso conheça algum projeto ou instituição pode indicar também).

    O evento acontecerá entre o final de junho e inicio de julho, estou em fase de convite aos participantes palestrantes ainda, a Salete será uma das palestrantes.

    Agradeço sua atenção e ficarei no aguardo de seu parecer.

    Obrigado.


    Marcus Antonio Matozo. professormarcusmatozo@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia professor Marcus. Agradeço o convite no entanto não desempenho minhas funções como professor. Sou formado em Geografia e criei este blog por ser amante desta ciência.

    ResponderExcluir