sábado, 4 de outubro de 2014

Unidade Curricular - Curso de Especialização Interdisciplinar em Ciências Marinhas Aplicadas ao Ensino – Pós Graduação Lato Sensu - IFSC


01 Ambiente Aquático Marinho
Conhecimentos: Composição e propriedades químicas e físicas da água do mar; Morfologia costeira e relevo oceânico; Dinâmica dos oceanos e sua influência no clima e no comportamento das espécies marinhas; Marés; Fundamentos de meteorologia; Boletins meteorológicos; Instrumentos meteorológicos; Interpretação e utilização de cartas sinópticas; Metodologias de ensino aplicadas à educação infantil, ensino fundamental e médio.

02 Náutica Básica
Conhecimentos: Conceitos de náutica; Embarcações e seus componentes; Governo e Manobras; Fundeio e Atracação; Coordenadas geográficas e Rumos; Sinalização náutica e portuária; Legislação náutica; Instrumentos de comunicação, orientação e navegação; Metodologias de ensino aplicadas à educação infantil, ensino fundamental e médio.

03 Pesca e Aquicultura
Conhecimentos: Tipos de aquicultura; Ambientes de cultivo, Principais organismos cultivados, Características do cultivo de moluscos, crustáceos e peixes, Produção mundial e nacional, Histórico e Evolução da Pesca; Tipos de Embarcações, Petrechos e seus Procedimentos, Características Regionais, Cadeia Produtiva, Aspectos socioambientais, Metodologias de ensino aplicadas à educação infantil, ensino fundamental e médio.

04 Biologia Marinha
Conhecimentos: Características dos ecossistemas aquáticos: Dulcícola, Estuarino, Marinho; Principais ecossistemas marinhos; Ciclo biológico dos organismos aquáticos; Principais divisões dos ambientes marinhos. Plâncton, nécton e bentos: principais organismos, adaptações anatômicas e fisiológicas; Metodologias de ensino aplicadas à educação infantil, ensino fundamental e médio.

05 Gerenciamento Costeiro
Conhecimentos: Gerenciamento Costeiro: conceitos e princípios; Impacto Ambiental e Conservação da Natureza; Principais Instrumentos do gerenciamento costeiro; Diagnóstico socioambiental; Plano Nacional e Estadual de Gerenciamento Costeiro; Estudos de Caso e Práticas Pedagógicas para a educação infantil, ensino fundamental e médio.

06 Educação Ambiental
Conhecimentos: Aspectos históricos e princípios básicos da Educação Ambiental; Projetos e experiências no contexto escolar; Metodologias e práticas no ensino; Educação ambiental como prática pedagógica na educação infantil, ensino fundamental e médio.

07 Legislação Ambiental
Conhecimentos: Princípios da legislação ambiental; Principais leis ambientais brasileiras; Principais instrumentos e aspectos legais no ambiente costeiro; Administração de recursos naturais; Prática docente e a legislação ambiental no contexto da educação básica.

08 Metodologia Científica
Conhecimentos: Introdução ao Conhecimento Científico; Método Científico; Hipóteses; Artigo científico; Normas de Redação Científica; A pesquisa em sala de aula; A prática pedagógica como objeto de reflexão.

09 A formação do Professor Pesquisador
Conhecimentos: A pesquisa em sala de aula; A prática pedagógica como objeto de investigação; Estudo de saberes e perspectivas conceituais e empíricas que fundamentam práticas educativas investigativas; A importância e a necessidade da pesquisa na/para a prática docente; Processo da formação da prática do professor: racionalidade técnica e a epistemologia da prática. A reflexão, a pesquisa e o ensino problematizados e (re)construídos pela práxis docente investigativa; Concepções do professor-pesquisador, do professor reflexivo, do olhar investigativo e da dinâmica da ação-reflexão-ação, explicitando os referenciais teóricos que subsidiam os novosparadigmas que tratam da pesquisa na formação e na prática docente;

10 Estatística Básica
Conhecimentos: Estatística (Definição e a importância da estatística no campo educacional; O método estatístico; Fases do método estatístico); População e Amostra (População; Amostra; Amostragem; Variável discreta e variável contínua); Séries Estatísticas (Tabelas, Séries Estatísticas; Porcentagem; Dados absolutos e dados relativos); Gráficos Estatísticos (Gráficos Estatísticos, Diagramas; Cartogramas e pictogramas); Distribuição de Frequência (Elementos de uma distribuição de frequência, Tipos de distribuição de frequência; Distribuição de frequência sem intervalos de classe; Distribuição de frequência com intervalos de classe, Histograma e polígono de frequência); Medidas de Posição (Média: aritmética e ponderada; Moda; Mediana); Medidas de Dispersão (Amplitude Total, Desvio Médio, Variância, Desvio padrão.

11 Laboratório Interdisciplinar na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio
Conhecimentos: A prática interdisciplinar; o tema transversal meio ambiente; o ambiente marinho e a prática interdisciplinar, Metodologias de ensino aplicadas à educação infantil, ensino fundamental e médio.

12 Trabalho de conclusão de curso
O trabalho de conclusão de curso é um trabalho individual e obrigatório para a obtenção do título de especialista. Consiste na elaboração de um trabalho de pesquisa supervisionado por um docente, que deve ser apresentado em forma de monografia.

Fonte: IFSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário