sexta-feira, 22 de junho de 2012

Rio+20 termina nesta sexta-feira com divulgação do documento “O Futuro que Queremos”


A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20 termina nesta sexta-feira, 22 de junho, às 15h, com a divulgação do documento final, de 49 páginas, denominado O Futuro Que Queremos. A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, que chegou nesta madrugada no Rio de Janeiro, participa do encerramento. O saldo da conferência foi considerado positivo pelo chefe da delegação do Brasil na Rio+20, embaixador André Corrêa do Lago. “O principal é fazer com que o desenvolvimento sustentável se transforme em paradigma em todos seus aspectos - social, ambiental e econômico”, disse. Para autoridades brasileiras, é um avanço o compromisso de atrelar desenvolvimento sustentável à erradicação da pobreza em todo o mundo. Organizações não governamentais (ONGs) promoveram vários protestos durante a conferência e prometem apresentar um balanço das discussões e recomendações, reivindicando, entre outros pontos, a ampliação de poderes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Integrantes da Cúpula dos Povos, evento da sociedade civil paralelo à Rio+20, realizado no Aterro do Flamengo, entregaram o documento, pela manhã, ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, no Riocentro. O texto foi elaborado durante as plenárias organizadas pelas ONGs e outros movimentos sociais. O grupo, presidido por Iara Pietrovsky, integrante da articulação da cúpula, receberá o secretário na chegada ao local.

Rio+20

O documento oficial da conferência - “O Futuro que Queremos” - tem 49 páginas e está dividido em seis capítulos e 283 itens. Os capítulos mais relevantes são os que tratam de financiamentos e meios de implementação (relacionados às metas e compromissos que devem ser cumpridos). A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20 –  acontece 40 anos depois da Conferência de Estocolmo e 20 anos depois da Rio 92. A realização no Brasil foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009. A proposta é avaliar os avanços até agora e propor novas metas para o desenvolvimento sustentável. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. O objetivo do evento é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes, de acordo com a Resolução 64/236 da Assembleia-Geral das Nações Unidas.

Energia limpa

No encerramento da Rio+20, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, deve anunciar o lançamento de novo mecanismo de financiamento para a energia limpa e defender as medidas que levam ao desenvolvimento sustentável com inclusão social. A proposta apresenta diferentes tipos de apoio para atrair investimentos do setor privado a projetos de energia limpa, principalmente na África.

Fonte: www.rio20.gov.br. Acesso em 22/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário