sexta-feira, 11 de maio de 2018

Geopolítica: Imperialismo, monopólios, países desenvolvidos e em desenvolvimento

Por: Rodrigo A. de Brito. Bacharel e Licenciado em Geografia pela UFSC

O mundo pode ser dividido em países desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos.
Os países desenvolvidos exercem um domínio global com sua política imperialista exercida de forma militar e econômica.
Na geopolítica mundial podemos notar alguns blocos que exercem um poder imperialista tais como Estados Unidos, União Européia, Rússia e China.
Outros países desenvolvidos são satélites de um desses citados acima como Canadá e Israel que estão atrelados aos Estados Unidos.
O Japão, embora seja a terceira economia, também é atrelado aos Estados Unidos e é ofuscado pelo crescimento chinês.
Além desses existem outros países desenvolvidos que não chegam a exercer um domínio significativo como é o caso da Coréia do Sul e Austrália.
Também existem países em desenvolvimento que subordinados ao imperialismo dos blocos citados acima ou atrelados podendo ser citado como exemplo o Brasil, México, Turquia, Indonésia, Irã, Egito, Arábia Saudita, etc.
Há também países subdesenvolvidos e pequenos economicamente, mas estratégicos do ponto de vista do petróleo tais como Venezuela, Iraque, Síria.
A América Latina é dominada pelo imperialismo americano. A África é dominada há muito pelos países europeus e igualmente a Ásia.
Desde a segunda guerra mundial o imperialismo americano passou a interferir no sudeste asiático e no Oriente Médio.
A grande novidade desde século XXI é a entrada em cena da Rússia e da China como potências imperialistas. Lembrando que desde a dissolução da União Soviética, a Rússia permaneceu um tempo enfraquecida e a China estava fechada para o mundo até a abertura econômica da década de 80.
A nível regional o Brasil tentou impedir o domínio imperialista dos Estados Unidos com a criação da UNASUL.
A nível mundial os BRICS Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul tentaram impor um terceiro bloco de influência, tanto militar como econômica para fazer frente aos Estados Unidos e União Européia.
Em nível econômico a face visível em relação a atividade imperialista são os monopólios que são grandes corporações transnacionais, mas com sedes nos países desenvolvidos.
São grandes corporações do setor de finanças, energia (petrolíferas), equipamentos elétricos,  tecnologia e informática, telecomunicações, automóveis, saúde, farmacêutico, entre outros.
A importância de um país pode ser dada por sua economia, poderio militar, recursos naturais (sobretudo petróleo) e ainda sua posição estratégica afim de dominar geopoliticamente uma região.
Os Estados Unidos e a União Européia dominam economicamente e militarmente. A China domina economicamente. A Rússia domina militarmente. A Venezuela e a Arábia Saudita, bem como todo o Oriente Médio detém petróleo. Um caso de posição estratégica podemos citar Cuba, Japão e Coréia do Sul ou ainda a Tailândia.
Para o funcionamento do imperialismo a nível mundial é preciso de mecanismos tais como o FMI, o Banco Mundial, a OMC e a própria ONU que exercem um controle econômico e cultural dos países periféricos sob o pretexto de supostas melhorias econômicas e sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário