segunda-feira, 27 de março de 2017

Cartografia IBGE


Introdução

O IBGE elabora cartas topográficas e mapas delas derivados - nacionais, regionais, estaduais e municipais -, que constituem as bases sobre as quais se operacionalizam esses levantamentos e são representados seus resultados, em uma abordagem homogênea e articulada do território nacional. Para tanto, vem produzindo o mapeamento topográfico do País de forma sistemática, em escalas padronizadas, de acordo com o grau de desenvolvimento instalado ou projetado no território.

Considerando-se as perspectivas de mudanças da sociedade, é necessário a articulação dos diferentes níveis governamentais, através dos órgãos que se utilizam da cartografia como ferramenta para seus projetos. Nesse sentido, o IBGE, com base na sua experiência acumulada em decorrência da sua atuação no Sistema Cartográfico Nacional, através do desenvolvimento do Plano de Dinamização da Cartografia, vem estabelecendo contatos e parcerias com órgãos federais e estaduais para identificação dos interesses mútuos e conseqüente desenvolvimento de trabalhos voltados para a geração de uma Mapoteca Topográfica Digital em nível nacional.

Nesse contexto, vê-se o IBGE como um dos mentores para a elaboração de um Plano Cartográfico Nacional que contemple as necessidades atuais do País e gestor desta mapoteca nacional, para que sejam canalizados os esforços e otimizados os recursos, de modo a integrar uma produção cartográfica organizada, consistente e ágil na veiculação e uso de informações territoriais e de gestão.

Mapeamento Topográfico

Objetivo

Congrega o conjunto de procedimentos que têm por finalidade a representação do espaço territorial brasileiro, de forma sistemática, por meio de séries de cartas gerais, contínuas, homogêneas e articuladas, elaboradas seletiva e progressivamente, em consonância com as prioridades conjunturais, nas escalas-padrão de 1:1000 000, 1:250 000, 1:100 000, 1:50 000 e 1:25 000.

Interdependência

- Interna: Cartografia; Estruturas Territoriais; Geografia; Estatísticas Populacionais, Agropecuárias, Econômicas e de Serviços; Geodésia

- Externa: Ministério do Exército-Diretoria de Serviço Geográfico; Ministério das Relações Exteriores (Comissões Demarcadoras de Limites); Outros órgãos governamentais; Empresas públicas; Empresas de aéro-levantamentos; INPE; SUDENE.

Uso da Informação

- Interna: Sistema Cartográfico Nacional; levantamentos geodésicos; composição da Mapoteca Topográfica Digital (conversão dos documentos cartográficos para meio   digital); mapeamento de unidades territoriais (Estado, Município, outros); arquivo gáfico municipal (limites unidades territoriais); arquivo gráfico de Áreas Especiais (limites Áreas Especiais); estudo da divisão político-administrativa; mapeamento temático; identificação e classificação dos estados, territórios e municípios beneficiados com "royalties" de petróleo, situados na zona costeira; previsão de safras agrícolas; entre outras.

- Externa: Usuários: Ministério do Exército; Diretoria de Serviço Geográfico; Superintendências de Desenvolvimento Regionais (SUDENE, SUDAM, etc); outros órgãos governamentais; rmpresas públicas e privadas; órgãos concessionários de serviços públicos (água, energia...); instituições educacionais públicas e privadas; sociedade em geral.

Aplicabilidade

Suporte ao mapeamento temático e especial; Suporte ao mapeamento aeronáutico rodoviário e ferroviário; Suporte ao Planejamento em diversos níveis; Legislação de estruturas territoriais, regional e setorial; Base para ante-projetos de engenharia; Base para projetos ambientais; Autoproteção do País; Estudos e projetos governamentais; Projetos de desenvolvimento urbano; Cadastros e ante-projetos de linha de transmissão; Posicionamento e orientação geográfica.


Mapeamento das Unidades Territoriais

Objetivo

Representa, a partir do mapeamento topográfico, o espaço territorial brasileiro através de mapas elaborados especificamente para cada unidade territorial do país.

Produtos

Mapas do Brasil  (escala geográfica  - 1:2.500.000, 1:5.000.000, e 1:10.000.000); Mapas Regionais (escalas geográficas diversas); Mapas Estaduais (escalas geográficas diversas); Mapas Municipais (escalas topográficas diversas)

Interdependência

- Interna: Cartografia; Estruturas Territoriais; Geografia; Geodésia; Recursos Naturais e Estudos Ambientais; Estatísticas Populacionais, Agropecuárias, Econômicas e de Serviços.

- Externa: Ministério do Exército, Diretoria de Serviço Geográfico; órgãos estaduais e municipais de Cartografia; Institutos de Terras; SUDENE; INPE;

Uso da Informação

- Interna: base operacional para recenseamentos e pesquisas; divisões regionais do Brasil; atlas; Mapas Murais; mapeamento topográfico; mapeamento temático; avaliação da Divisão Territorial; organização e cadastramento de Estruturas Territoriais para fins específicos; planejamento e levantamento geocientífico

- Externa: Usuários: Ministério do Exército, Diretoria de Serviço Geográfico; secretarias e órgãos de Planejamento dos Estados e Municípios; secretarias e órgãos de Defesa e Segurança dos Estados e   Municípios; Instituições Educacionais Públicas e Privadas; Superintendências de Desenvolvimento Regionais (SUDENE, SUDAM, etc); INPE; outros órgãos governamentais; Institutos de Pesquisas de Opinião e de Mercado; Secretarias de Saúde Pública Estaduais e Municipais; Institutos de Terras; sociedade em geral.

Aplicabilidade

Estudos e Projetos Governamentais; referenciamento e dimensionamento de obras públicas e privadas; estudos de evolução de surtos e endemias; navegação marítima e aérea; comunicações hidro-rodo-ferroviárias; autoproteção do País; defesa civil; finalidades científicas e didáticas; pesquisas de opinião e de mercado; mapeamento temático.

Mapeamento Geográfico

Objetivo

Objetiva produzir documentos cartográficos, em escalas compatíveis com os levantamentos dos aspectos físicos e culturais, quanto à ocorrência e distribuição espacial.

Produtos

Mapa índice; Revista Brasileira de Geografia; bases cartográficas em diversas escalas; planejamento cartográfico e preparo para impressão visando os seguintes produtos: mapas temáticos; mapas murais; atlas; cartas especiais.

Interdependência

- Interna:Cartografia; Geodésia; Geografia; Recursos Naturais e Estudos Ambientais; Estruturas Territoriais; Estatísticas Populacionais, Agropecuárias, Econômicas e de Serviços.

- Externa:Ministério do Exército - DSG; SUDENE; INPE; Observatório Nacional; empresas de aéro-levantamentos; órgãos governamentais.

Uso da Informação

- Interna: Subsídio aos estudos, pesquisas e divulgação dos programas e projetos institucionais sobre a forma de Mapa índice, Mapa calendário, Atlas, Diagnósticos Ambientais, Mapa Geoidal, Mapa Magnético do Brasil, mapas temáticos de Recursos Naturais e Meio Ambiente, mapeamento das Estatísticas e Indicadores Sócio - Demográficos e Econômicos.

- Externa:Usuários: órgãos governamentais (federais, estaduais e municipais); instituições educacionais públicas e privadas;sociedade em geral.

Aplicabilidade

Subsidiar estudos e projetos em áreas específicas como: recursos naturais e meio ambiente, comércio e serviços, urbanização e outros; suporte didático-pedagógico.

Disponível em www.ibge.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário