sábado, 25 de outubro de 2014

MONTE RORAIMA

O Monte Roraima é uma montanha localizada na América do Sul, na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Constitui um tepui, um tipo de monte em formato de mesa bastante característico do Planalto das Guianas. Delimitado por falésias de cerca de 1.000 metros de altura, seu platô apresenta um ambiente totalmente diferente da floresta tropical e da savana que se estende a seus pés. Assim, o alto índice pluviométrico promoveu a formação de pseudocarstes e de numerosas cavernas, além do processo de lixiviação do solo. A flora adaptou-se a essas condições climáticas e geológicas com um elevado grau de endemismo, onde encontram-se diversas espécies de plantas carnívoras – que retiram dos insetos capturados os nutrientes que faltam no solo. A fauna também é marcada por um acentuado endemismo, especialmente entre répteis e anfíbios. Esse ambiente é protegido no território venezuelano pelo Parque Nacional Canaima e no território brasileiro pelo Parque Nacional do Monte Roraima. Seu ponto culminante eleva-se no extremo sul, no estado venezuelano de Bolívar, a 2810 metros de altitude. O segundo ponto mais alto, com 2772 metros, localiza-se ao norte do platô, em território guianense, próximo ao marco de fronteira entre os três países.



O monte Roraima está localizado no norte da América do Sul, na porção leste do Planalto das Guianas, mais precisamente na Serra de Pacaraíma, na região do planalto coberto pela Gran Sabana. Divide-se entre três países: Brasil a leste (5% de sua área), Guiana ao norte (10%) e Venezuela ao sul e oeste (85%). Administrativamente, é parte do estado brasileiro de Roraima (localizado na cidade de Uiramutã), da região de guianense (conselho de vizinhança de Mazaruni/Lower Berbice Essequibo) e do estado venezuelano de Bolívar (município de Gran Sabana). A parte venezuelana do monte está inserida no Parque Nacional Canaima e a brasileira no Parque Nacional do Monte Roraima. Outros tepuis ao redor do monte Roraima: tepui Kukenán a oeste, tepui Yuruaní a noroeste e tepui Wei-Assipu a leste. Apesar de estar localizado numa região remota da América do Sul, o acesso ao monte Roraima é relativamente fácil pelo lado venezuelano. Isso ocorre pela proximidade com uma rota internacional – composta pela Autopista 10 na Venezuela e pela Rodovia BR-174 no Brasil – que liga a cidade venezuelana de Carúpano, na costa do Caribe, à cidade brasileira de Cáceres, na divisa com a Bolívia. Essa rota passa a oeste do monte Roraima, cruzando a Gran Sabana, e serve muitas vilas e aldeias. Porém, tanto pelo lado brasileiro quanto pelo lado guianense, a região é totalmente isolada e pouco povoada, acessível apenas por vários dias de caminhada pela floresta ou por pequenas pistas de pouso locais.

Fonte: pt.wikipedia.org. Acesso em 25/10/2014

Monte Roraima - Maravilha da América do Sul

sábado, 4 de outubro de 2014

Unidade Curricular - Curso de Especialização Interdisciplinar em Ciências Marinhas Aplicadas ao Ensino – Pós Graduação Lato Sensu - IFSC


01 Ambiente Aquático Marinho
Conhecimentos: Composição e propriedades químicas e físicas da água do mar; Morfologia costeira e relevo oceânico; Dinâmica dos oceanos e sua influência no clima e no comportamento das espécies marinhas; Marés; Fundamentos de meteorologia; Boletins meteorológicos; Instrumentos meteorológicos; Interpretação e utilização de cartas sinópticas; Metodologias de ensino aplicadas à educação infantil, ensino fundamental e médio.

02 Náutica Básica
Conhecimentos: Conceitos de náutica; Embarcações e seus componentes; Governo e Manobras; Fundeio e Atracação; Coordenadas geográficas e Rumos; Sinalização náutica e portuária; Legislação náutica; Instrumentos de comunicação, orientação e navegação; Metodologias de ensino aplicadas à educação infantil, ensino fundamental e médio.

03 Pesca e Aquicultura
Conhecimentos: Tipos de aquicultura; Ambientes de cultivo, Principais organismos cultivados, Características do cultivo de moluscos, crustáceos e peixes, Produção mundial e nacional, Histórico e Evolução da Pesca; Tipos de Embarcações, Petrechos e seus Procedimentos, Características Regionais, Cadeia Produtiva, Aspectos socioambientais, Metodologias de ensino aplicadas à educação infantil, ensino fundamental e médio.

04 Biologia Marinha
Conhecimentos: Características dos ecossistemas aquáticos: Dulcícola, Estuarino, Marinho; Principais ecossistemas marinhos; Ciclo biológico dos organismos aquáticos; Principais divisões dos ambientes marinhos. Plâncton, nécton e bentos: principais organismos, adaptações anatômicas e fisiológicas; Metodologias de ensino aplicadas à educação infantil, ensino fundamental e médio.

05 Gerenciamento Costeiro
Conhecimentos: Gerenciamento Costeiro: conceitos e princípios; Impacto Ambiental e Conservação da Natureza; Principais Instrumentos do gerenciamento costeiro; Diagnóstico socioambiental; Plano Nacional e Estadual de Gerenciamento Costeiro; Estudos de Caso e Práticas Pedagógicas para a educação infantil, ensino fundamental e médio.

06 Educação Ambiental
Conhecimentos: Aspectos históricos e princípios básicos da Educação Ambiental; Projetos e experiências no contexto escolar; Metodologias e práticas no ensino; Educação ambiental como prática pedagógica na educação infantil, ensino fundamental e médio.

07 Legislação Ambiental
Conhecimentos: Princípios da legislação ambiental; Principais leis ambientais brasileiras; Principais instrumentos e aspectos legais no ambiente costeiro; Administração de recursos naturais; Prática docente e a legislação ambiental no contexto da educação básica.

08 Metodologia Científica
Conhecimentos: Introdução ao Conhecimento Científico; Método Científico; Hipóteses; Artigo científico; Normas de Redação Científica; A pesquisa em sala de aula; A prática pedagógica como objeto de reflexão.

09 A formação do Professor Pesquisador
Conhecimentos: A pesquisa em sala de aula; A prática pedagógica como objeto de investigação; Estudo de saberes e perspectivas conceituais e empíricas que fundamentam práticas educativas investigativas; A importância e a necessidade da pesquisa na/para a prática docente; Processo da formação da prática do professor: racionalidade técnica e a epistemologia da prática. A reflexão, a pesquisa e o ensino problematizados e (re)construídos pela práxis docente investigativa; Concepções do professor-pesquisador, do professor reflexivo, do olhar investigativo e da dinâmica da ação-reflexão-ação, explicitando os referenciais teóricos que subsidiam os novosparadigmas que tratam da pesquisa na formação e na prática docente;

10 Estatística Básica
Conhecimentos: Estatística (Definição e a importância da estatística no campo educacional; O método estatístico; Fases do método estatístico); População e Amostra (População; Amostra; Amostragem; Variável discreta e variável contínua); Séries Estatísticas (Tabelas, Séries Estatísticas; Porcentagem; Dados absolutos e dados relativos); Gráficos Estatísticos (Gráficos Estatísticos, Diagramas; Cartogramas e pictogramas); Distribuição de Frequência (Elementos de uma distribuição de frequência, Tipos de distribuição de frequência; Distribuição de frequência sem intervalos de classe; Distribuição de frequência com intervalos de classe, Histograma e polígono de frequência); Medidas de Posição (Média: aritmética e ponderada; Moda; Mediana); Medidas de Dispersão (Amplitude Total, Desvio Médio, Variância, Desvio padrão.

11 Laboratório Interdisciplinar na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio
Conhecimentos: A prática interdisciplinar; o tema transversal meio ambiente; o ambiente marinho e a prática interdisciplinar, Metodologias de ensino aplicadas à educação infantil, ensino fundamental e médio.

12 Trabalho de conclusão de curso
O trabalho de conclusão de curso é um trabalho individual e obrigatório para a obtenção do título de especialista. Consiste na elaboração de um trabalho de pesquisa supervisionado por um docente, que deve ser apresentado em forma de monografia.

Fonte: IFSC