01
Ambiente Aquático Marinho
Conhecimentos: Composição
e propriedades químicas e físicas da água do mar; Morfologia costeira e relevo oceânico;
Dinâmica dos oceanos e sua influência no clima e no comportamento das espécies marinhas;
Marés; Fundamentos de meteorologia; Boletins meteorológicos; Instrumentos meteorológicos;
Interpretação e utilização de cartas sinópticas; Metodologias de ensino
aplicadas à educação infantil, ensino fundamental e médio.
02
Náutica Básica
Conhecimentos: Conceitos
de náutica; Embarcações e seus componentes; Governo e Manobras; Fundeio e
Atracação; Coordenadas geográficas e Rumos; Sinalização náutica e portuária; Legislação
náutica; Instrumentos de comunicação, orientação e navegação; Metodologias de ensino
aplicadas à educação infantil, ensino fundamental e médio.
03
Pesca e Aquicultura
Conhecimentos: Tipos de
aquicultura; Ambientes de cultivo, Principais organismos cultivados, Características
do cultivo de moluscos, crustáceos e peixes, Produção mundial e nacional, Histórico
e Evolução da Pesca; Tipos de Embarcações, Petrechos e seus Procedimentos, Características
Regionais, Cadeia Produtiva, Aspectos socioambientais, Metodologias de ensino aplicadas
à educação infantil, ensino fundamental e médio.
04
Biologia Marinha
Conhecimentos:
Características dos ecossistemas aquáticos: Dulcícola, Estuarino, Marinho; Principais
ecossistemas marinhos; Ciclo biológico dos organismos aquáticos; Principais
divisões dos ambientes marinhos. Plâncton, nécton e bentos: principais
organismos, adaptações anatômicas e fisiológicas; Metodologias de ensino
aplicadas à educação infantil, ensino fundamental e médio.
05
Gerenciamento Costeiro
Conhecimentos:
Gerenciamento Costeiro: conceitos e princípios; Impacto Ambiental e Conservação
da Natureza; Principais Instrumentos do gerenciamento costeiro; Diagnóstico socioambiental;
Plano Nacional e Estadual de Gerenciamento Costeiro; Estudos de Caso e Práticas
Pedagógicas para a educação infantil, ensino fundamental e médio.
06
Educação Ambiental
Conhecimentos: Aspectos
históricos e princípios básicos da Educação Ambiental; Projetos e experiências
no contexto escolar; Metodologias e práticas no ensino; Educação ambiental como
prática pedagógica na educação infantil, ensino fundamental e médio.
07
Legislação Ambiental
Conhecimentos: Princípios
da legislação ambiental; Principais leis ambientais brasileiras; Principais
instrumentos e aspectos legais no ambiente costeiro; Administração de recursos
naturais; Prática docente e a legislação ambiental no contexto da educação
básica.
08
Metodologia Científica
Conhecimentos:
Introdução ao Conhecimento Científico; Método Científico; Hipóteses; Artigo científico;
Normas de Redação Científica; A pesquisa em sala de aula; A prática pedagógica como
objeto de reflexão.
09
A formação do Professor Pesquisador
Conhecimentos: A
pesquisa em sala de aula; A prática pedagógica como objeto de investigação;
Estudo de saberes e perspectivas conceituais e empíricas que fundamentam
práticas educativas investigativas; A importância e a necessidade da pesquisa
na/para a prática docente; Processo da formação da prática do professor:
racionalidade técnica e a epistemologia da prática. A reflexão, a pesquisa e o
ensino problematizados e (re)construídos pela práxis docente investigativa; Concepções
do professor-pesquisador, do professor reflexivo, do olhar investigativo e da dinâmica
da ação-reflexão-ação, explicitando os referenciais teóricos que subsidiam os
novosparadigmas que tratam da pesquisa na formação e na prática docente;
10
Estatística Básica
Conhecimentos: Estatística
(Definição e a importância da estatística no campo educacional; O método
estatístico; Fases do método estatístico); População e Amostra (População;
Amostra; Amostragem; Variável discreta e variável contínua); Séries
Estatísticas (Tabelas, Séries Estatísticas; Porcentagem; Dados absolutos e
dados relativos); Gráficos Estatísticos (Gráficos Estatísticos, Diagramas; Cartogramas
e pictogramas); Distribuição de Frequência (Elementos de uma distribuição de frequência,
Tipos de distribuição de frequência; Distribuição de frequência sem intervalos
de classe; Distribuição de frequência com intervalos de classe, Histograma e
polígono de frequência); Medidas de Posição (Média: aritmética e ponderada;
Moda; Mediana); Medidas de Dispersão (Amplitude Total, Desvio Médio, Variância,
Desvio padrão.
11
Laboratório Interdisciplinar na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio
Conhecimentos: A prática
interdisciplinar; o tema transversal meio ambiente; o ambiente marinho e a
prática interdisciplinar, Metodologias de ensino aplicadas à educação infantil,
ensino fundamental e médio.
12
Trabalho de conclusão de curso
O trabalho de conclusão
de curso é um trabalho individual e obrigatório para a obtenção do título de
especialista. Consiste na elaboração de um trabalho de pesquisa supervisionado
por um docente, que deve ser apresentado em forma de monografia.
Fonte: IFSC
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