terça-feira, 17 de julho de 2012

Os dois mais novos municípios de Santa Catarina: Pescaria Brava e Balneário Rincão

Dois municípios do Sul de Santa Catarina vão estrear nas eleições desse ano. Pescaria Brava, que se emancipou de Laguna, e Balneário Rincão, que era um distrito de Içara, vão escolher em outubro de 2012 os primeiros prefeitos e vereadores.

Pescaria Brava

Falar em eleição em Pescaria Brava significa a oportunidade de desenvolvimento do distrito que foi criado por uma resolução provincial no dia 15 de maio de 1857. Entre as prioridades, estão à instalação de empresas ou indústrias para geração de empregos e melhor infraestrutura. O novo município tem como principal característica a tranquilidade dos pequenos povoados do interior. Uma das principais atrações é a igreja Senhor Bom Jesus do Socorro, inaugurada em 7 de agosto de 1857.  Parte da população trabalha na pesca, engenhos de farinha ou nas pequenas fábricas de móveis e malharias. Mas a maioria bate ponto nas cidades vizinhas. Mas o "efeito emancipação" já trouxe pequenos avanços. Há quatro anos, parte da estrada de acesso entre o novo município e a BR-101 foi asfaltada e, recentemente, uma agência lotérica foi aberta em Barreiros, o que proporciona mais comodidade na hora de pagar contas e fazer jogos. Apesar de ter mais de 150 anos, Pescaria Brava não tem um aspecto antigo. O padrão das moradias é bom e são poucas as pessoas quem vivem em condições de miséria. O distrito de Pescaria Brava possui território de 120 quilômetros quadrados e cerca de 11 mil habitantes e 6.043 eleitores, divididos em 14 bairros além da sede do distrito. O Distrito de Pescaria Brava é um dos distritos mais antigos do Brasil com mais de 150 anos. Sua formação - essencialmente açoriana - data do ano de 1700, antes mesmo da colonização da maioria das grandes cidades gaúchas.  Tem como base da sua economia a agricultura familiar sendo que a principal atividade rural é a agricultura, com destaque no plantio de mandioca, feijão, milho e arroz. Possui diversas indústrias de beneficiamento de mandioca (Engenhos de farinha). Dedica-se ainda na criação de gado leiteiro, corte, suínos e ovos, possuindo 497 quatrocentos e noventa e sete produtores rurais, conforme dados fornecidas pelo Programa Catarinense de Profissionalização de Agricultores. Atualmente, o Distrito de Pescaria Brava tem, no total, 1.421 (mil quatrocentos e vinte e um) agricultores associados, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Laguna. Na pesca, o destaque é o camarão extraído da lagoa de Imaruí, que é um produto muito apreciado em todo o Estado de Santa Catarina, por seu sabor singular devido à baixa salinidade da água da Lagoa. Apesar de que nas últimas décadas esta atividade teve alta queda na produção devido à pesca indiscriminada dos camarões na fase de procriação, e ao processo lento, mas constante de poluição da água. São pescados também peixes como a tainha, corvina, bagre, anchova e outros peixes, que suprem apenas as necessidades internas do Distrito. Outra atividade que vem se desenvolvendo muito nos últimos anos é a Carcinicultura (criação de camarão em cativeiro), que aproveita os alagados à margem da Lagoa de Imaruí, que até então eram consideradas terras improdutivas.

Balneário Rincão

Cerca de 15 mil pessoas vivem em Balneário Rincão. Durante a temporada de verão, o local recebe mais de 130 mil veranistas. O que a população quer é um equilíbrio, para que na baixa temporada o novo município também alcance um bom desenvolvimento social e econômico. O Rincão do verão tem bares, restaurantes, festas, supermercados, lojas e milhares de pessoas que aquecem a economia local. A praia e as lagoas viram pontos turísticos superlotados. Porém, nos nove meses seguintes, fora do período das férias de verão, a cidade fica praticamente deserta, com a pequena população local e o comércio restrito às lojas e poucos supermercados. A pouca movimentação no balneário durante a baixa temporada também apresenta um ônus comum em outras cidades litorâneas e fruto de constantes reclamações: o alto índice de arrombamentos. Várias casas de uma mesma rua já foram arrombadas no mesmo dia, o que faz com que os moradores peçam mais segurança. Balneário Rincão é um município ainda não instalado que, no verão, se torna uma praia bastante procurada no Sul do estado de Santa Catarina. O Balneário Rincão fica localizado no Sul Catarinense, a 186 km de Florianópolis, capital do Estado e a está a 16 km do Município de Içara. O Balneário Rincão é bastante agitado nas épocas festivas de verão, oferecendo boa estrutura para os veranistas, além de diversas opções de lazer. O Balneário possui 13 km de orla marítima, com 02 plataformas de pesca, e 06 lagoas de água doce. O mar também apresenta condições de boas ondas em certas épocas do ano, sendo bastante procurado pelos surfistas, principalmente nas proximidades da plataforma norte. Ainda no Balneário Rincão, destaca-se a Festa da Tainha, no mês de junho; e o Museu Arqueológico Nossa Senhora dos Navegantes, que possui um acervo de urnas funerárias, utensílios de barro, flechas, cadáveres indígenas com idade entre 400 e 3 mil anos, e outros objetos recuperados nos sete sítios arqueológicos de Içara.

Fonte: diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc. Acesso em 12/07/2012.

www.amurel.org.br. Acesso em 17/07/2012.

www.wikipedia.com.br. Acesso em 17/07/2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário